CUFA – Central Única das Favelas

O maior projeto de conectividade de favelas no mundo.

QUEM SOMOS?

A Central Única das Favelas – Cufa foi criada há 20 anos, a partir da união de jovens de várias favelas brasileiras, em busca de espaço para expressarem suas artes, opiniões e na tentativa de encontrar soluções para os dilemas das populações que vivem nesses espaços.

Ao longo deste tempo, a Cufa estabeleceu unidades regionais nos 27 estados brasileiros e em 17 países do mundo. Esta rede formada em defesa da população da favela permite que sejam desenvolvidas ações de maneira integrada, incentivando a prática de esporte, a cultura, o lazer, o empreendedorismo e a solidariedade.

Tudo isso acontece com a ajuda fundamental de vários parceiros que vão desde doadores voluntários a grandes marcas e instituições governamentais que confiam no nosso trabalho e seguem nos apoiando para ajudar a reduzir a desigualdade social no Brasil.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nossas ações estão ligadas a legitimidade do trabalho desenvolvido desde o nascimento da CUFA, sempre nos preocupando, em fazer a diferença em cada um dos projetos desenlvidos, em termos de qualidade, inovação e responsabilidade social.

São diversas ações promovidas com mão de obra própria.

  • Eduação

  • Esportes

  • Cultura

  • Cidadania

PROJETOS EM DESTAQUE

Programa que oferece assistência a mulheres que, em muitos casos, sustentam sozinhas as suas famílias. As ações consistem na entrega de doações que vão desde a alimentos a transferência de renda, por meio da entrega de cartões com crédito no valor de R$ 240 para a família investir onde achar necessário. Veja a lista dos itens doados:

Cestas básicas, Botijões de Gás, Chocolates, Kits da Heinz, Leites, Frangos, Peixes, Ovos, Bolachas, Álcool em gel, Máscaras, Hortaliças, Itens de higiene, Materiais de limpeza, Álcool em gel, Verduras e legumes, Distribuição de Renda, Chips com Planos de Internet e Ligações.

Clique aqui e faça sua doação.

Atender às necessidades de comunidades vulneráveis de todo o estado já é uma realidade da Cufa GO. Para ajudar a melhorar a vida de mais de 2 milhões de goianos que vivem em situação de vulnerabilidade social é necessária uma logística e estrutura especial. Sabendo disso, investimos na construção de um espaço que vai nos permitir a realização de projetos regulares de incentivo ao esporte, à cultura e ao empreendedorismo. Este sonho já começou a ganhar forma, em um terreno localizado no Setor Vila Redenção. As obras estão em andamento, e contamos com a parceria de toda a sociedade para concluir os trabalhos e poder oferecer à população goiana e goianiense outros projetos que vão permitir que essas famílias conquistem condições melhores de vida. Faça parte desta corrente do bem e contribua com o valor que for possível.

Clique aqui e faça sua doação.

O sonho de se tornar jogador profissional de futebol faz parte da vida de muitas crianças e adolescentes. Mas em comunidades onde as famílias vivem em precariedade de acesso a serviços básicos, como saúde, educação e saneamento básico, este sonho pode acabar ficando de lado. Sabendo disso, a Cufa tem como um dos projetos prioritários a realização do campeonato Taça das Favelas. A competição reúne anualmente seleções formadas por moradores desses territórios numa disputa animada que permite a revelação de novos talentos para o futebol brasileiro.

Clique aqui e faça sua doação.

O que se acostumou a chamar de empreendedorismo, as famílias da favela já conhecem há muito tempo como sobrevivência. Com pouco ou nenhum acesso a oportunidades de emprego formal, as pessoas que vivem nesses espaços aprendem desde cedo que é necessário arregaçar as mangas e buscar solução para os desafios do dia a dia. Entendemos que esta postura deixa claro que, ao contrário de considerar essas populações carentes, devemos compreendê-las como pessoas potentes e que, na maioria das vezes, só precisam de um “empurrãozinho” para ter um negócio de sucesso, gerar renda e empregos nas comunidades onde vivem e fazem negócios. O Cufa Empreenda é este “empurrãozinho”. Neste caso, a força que damos a essa população potente consiste na capacitação e troca de conhecimentos que vão oferecer a esses empreendedores ferramentas importantes para fazer deslanchar os negócios que eles já administram ou pretendem abrir.

Clique aqui e faça sua doação.

Estudar Sempre Compensa! Esta frase, transformada em uma sigla, remete também à tecla usada no computador para sair de um sistema operacional. Na vida real, o significado também pode ser este. Afinal, a formação escolar é um dos principais passaportes para uma vida melhor. Com mais qualificação, é possível ter acesso a boas oportunidades de emprego, consequentemente melhorando a renda, o que permite viver em condições cada vez melhores. Sabendo disso, a Cufa GO criou o projeto “Aperte o ESC”, que consiste em oferecer aulas de reforço a estudantes que estão se preparando para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O certame é passo fundamental para quem deseja concorrer a uma vaga em universidade. Em 2020, dezenas de estudantes foram atendidos pelo projeto. Em 2021, desejamos ampliar as parcerias para oferecer esta oportunidade para um número ainda maior de estudantes.

Clique aqui e faça sua doação.

MÃES NA FAVELA

TAÇA DAS FAVELAS

MARIA MARIA

Organização reconhecida a mais de 20 anos, nacional e internacionalmente.

Cufa Goiás a plataforma de potencializar as favelas.

Favela não é carência, favela é potência.