Project Description

Iniciaram na última quinta-feira, 23 de setembro, as pré-inscrições para a Taça das Favelas em Goiás. Esse é o maior torneio de futebol entre jovens de periferia do mundo e, este ano, estima-se a participação de 20 mil jovens na competição. Em Goiás, o troneio está na sua segunda edição e já é sucesso no Estado. Para participar da seleção de equipes da edição de 2021. os coordenadores de equipes, devem entrar no site do ge.globo/go, clicar no link e inscrever sua equipe até dia 30 de setembro.

Esse ano, a competição tem o apoio da prefeitura de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás e dará espaço para 97 equipes entre times masculinos e femininos. Serão admitidas inscrições dos bairros da cidade de Goiânia, Aparecida de Goiânia, e Anápolis com a divulgação das equipes selecionadas, no próximo dia 05 de outubro, data que também será revelada toda a agenda de jogos que terão início em novembro.

Objetivo

A taça das favelas tem o objetivo principal de contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. De acordo com o presidente da Central única das Favelas em Goiás, Breno Cardoso essa competição acontece em Goiás pela segunda vez com expectativa de grande sucesso, assim como foi a primeira edição em 2019. “A taça das favelas é uma grande mobilização social através do esporte gerando oportunidade para que jovens das periferias, possam experimentar uma inclusão social na sociedade usando a ferramenta e a linguagem universal que é o futebol, gerando visibilidade a pessoas invisíveis e esse é um grande papel da CUFA GO”, ressalta.

Como foi a edição de 2019 em Goiás

O projeto Taça das Favelas chegou em Goiás há dois anos. Em 2019, a competição teve uma grande repercussão no Estado onde milhares de jovens esquecidos tiveram a oportunidade de serem vistos no cenário do futebol, não somente em Goiás, como também no Brasil, tornando a competição uma grande mobilização de inclusão social através do esporte.

O torneio de 2019 foi admirado inclusive pelos jogadores goianos e teve como padrinhos em Goiás atletas como Michael, Marcelo Rangel, Rafael Vaz, Jorginho, entre outros.