Project Description

A Central Única das Favelas (CUFA-GO) bateu a meta da Campanha Mães da Favela Futebol Clube. A expectativa era arrecadar 200 toneladas e as doações chegaram a 264 toneladas de alimentos.  A ação aconteceu no Estádio Serra Dourada, onde lideranças da CUFA de todo o Estado de Goiás buscaram os donativos, em sistema drive-thru para distribuir à comunidade. Os alimentos serão distribuídos em 53 cidades do Estado e deve beneficiar  13,3 mil famílias goianas.

Essa arrecadação é resultado da Campanha Nacional Mães da Favela Futebol Clube onde mais de 200 times de futebol de todo o país se mobilizaram para arrecadar alimentos para as pessoas que moram em periferias e favelas. Em Goiás, a CUFA GO uniu força com os três principais times goianos, Atlético Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Futebol Clube e, desde o início de junho estão trabalhando juntos, em prol da solidariedade.

A distribuição foi feita para as lideranças comunitárias para que se evitasse aglomerações. Assim, cada líder ficou responsável da distribuição dos alimentos às famílias vulneráveis da sua região.

Ação Nacional
Esse ato encerrou a campanha Nacional Mães da Favela Futebol Clube que envolveu a CUFA, a Frente Nacional Antirracista e os mais de 200 clubes de futebol brasileiros em uma ação sem rivalidades e por um único objetivo que é a arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis de todo Brasil.

Ao todo no Brasil, foram mobilizadas mais de 5 mil toneladas de alimentos em um único dia. Isso é um fato marcante e histórico e mostra a força da mobilização. “As pessoas sabem que estamos atravessando um momento difícil e tem se mostrado muito solidárias, mas também percebemos que essa percepção do povo aliada ao apoio dos representantes de uma paixão nacional, que é o futebol, engaja muita gente a doar”, afirma Celso Athayde, fundador da CUFA.

Parceria

Essa ação além dos times de futebol, envolveu empresas doadoras e parceiras como  o Carrefour, Assaí atacadista, Volvo CAR, KraftHeiz, Transilli, Dom tapparo, Leonardo, Super Frango, CUFA Brasil, Grupo ZIA, Belcher farmacêutica, TV Anhanguera, Radio bandeirantes Goiânia, Rádio Band News FM, Rádio  Bandeirantes 820, TV Goiânia, Bom lixo, MPGO, Bueno Produções, Águas de lindova, e a colaboração do Estado de Goiás e também a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado,que  disponibilizaram o Serra Dourada, maior palco do futebol goiano para a realização de umas das maiores ações humanitárias de entrega de alimentos do estado de Goiás. “Agredecemos o Atlético, Goiás e Vila Nova, os torcedores, todos os parceiros da iniciativa privada, os veículos de comunicação, o governo do estado e a população como um todo, que nos ajudaram a arrecadar 264 Toneladas de alimentos em apenas 15 dias, e hoje fazer esse grande ato de entrega que vai chegar a 517 territórios de periferias de 53 cidades goianas”, diz Breno Cardoso, presidente da Cufa-GO.