Project Description

CUFA incentiva doação de sangue para repor estoques em baixa dos Bancos de Sangue

Sabemos que mundo todo enfrenta uma crise sanitária, desencadeada pela chegada do coronavírus, somada às outras demandas do setor que continuam crescendo. A disponibilidade dos estoques de sangue nos hemocentros estaduais é um dos desafios que aumentaram em 2020.

Diante disso, a Central Única das Favelas (CUFA) criou a campanha “CUFA sangue bom”. Em Goiás, a instituição regional pretende chegar a regiões de Goiânia e outras 8 cidades do estado que já têm representação da CUFA GO e incentivar que moradores de favelas e periferias e toda a sociedade façam a doação de sangue. O objetivo é ajudar a recuperar os estoques dos bancos de sangue. O calendário de doações de sangue se encerrou no último domingo, em Trindade. Centenas de pessoas participaram em todo o estado.

Em dezembro de 2020, a Hemorrede Pública do Estado, registrou, pelo 5º mês consecutivo, uma queda significativa em seus estoques de sangue. Naquele período já havia um déficit de 36% no estoque mantido pelo órgão para atender a mais de 200 unidades de saúde no estado. Além disso, no mesmo período, a demanda média mensal subiu de 3,2 mil bolsas para 4 mil bolsas de sangue.

“Em Goiás, só através da CUFA, mais de 400 mil pessoas que fazem parte das populações das periferias já receberam ajuda da sociedade, e muito embora sejam as populações mais afetadas pelas consequências da pandemia, nunca deixaram de mobilizar-se para encontrar soluções, e mais uma vez agora, no momento em que os bancos de sangue estão em baixa, as populações desses territórios se organizam para dar, literalmente, o seu “sangue”, até como forma de retribuição por tudo o que a solidariedade tem feito por ela”, afirmou o presidente da CUFA GO, Breno Cardoso.

Para o presidente da CUFA Nacional, Preto Zezé, “a sociedade está passando por dificuldades em diversas áreas, depois de um 2020 tão difícil e pesado. A favela aparece, de novo, mostrando que tudo pode ter solução, através do potencial da gente destes territórios”. A CUFA, tanto em âmbito nacional quanto estadual, tem por premissa apostar no potencial das famílias que vivem nessas regiões onde sobrevivência e solidariedade são palavras de ordem. A iniciativa de incentivar a doação de sangue é mais uma prova desta convicção da CUFA a respeito da coragem, iniciativa e solidariedade dessas famílias.

“A favela recebeu muita ajuda nesse momento de tantas dificuldades, e ela fazer esse gesto é forma de agradecer à sociedade ajudando mais pessoas”, explicou Celso Athayde, co-fundador da CUFA e membro do conselho da instituição.

Você também pode fazer parte desta corrente do Bem.

Clique neste link e faça sua doação para ajudar a manter nossos projetos!