PRÉ-INSCRIÇÃO PARA A LIIBRA GO 2022

LIGA INTERNACIONAL DE BASQUETE DE RUA

CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS – CUFA GO

O QUE É BASQUETE DE RUA?
A quadra era o Armazém 5, do Cais do Porto do Rio de Janeiro. A cesta era uma lata de lixo. Os atletas eram jovens que naquele momento disputavam um improvisado “racha de basquete” com uma bola similar à bola laranja utilizada no basquete e, então, no Hutúz Rap Festival (uma tradicional manifestação de Hip Hop) surgia no ano de 2001 o conceito do Basquete de Rua Nacional (uma variação que transita do basquete tradicional ao Streetball).

A brincadeira foi imediatamente absorvida e ajustada pela coordenação da Central Única das Favelas (CUFA), instituição social realizadora do evento, e que acabou por criar, dentro dele, um espaço para aquela prática divertida e altamente competitiva.

Assim, no ano de 2002, a CUFA – que sempre viu no esporte uma grande ferramenta a ser utilizada para promover a auto-estima da população – criou o primeiro campeonato nacional de Basquete de Rua, o Hutúz Basquete de Rua (HBR), que acontecia dentro do Hutúz Rap Festival, o maior evento de Hip Hop da América Latina. Equipes de 13 Estados brasileiros disputaram o torneio, que teve a duração de três dias.

Apesar de existir até hoje, o HBR se tornou pequeno, três dias já não eram suficientes para comportar o campeonato que atraia cada vez mais times e jovens de todo o país. A CUFA então criou a LIBBRA – Liga Brasileira de Basquete de Rua, que se tornou referência única nesta modalidade cultural–esportiva em dimensão nacional. Já em sua primeira edição, em 2005, a grande final da LIBBRA foi realizada em um dos palcos mais expressivos da cultura carioca, o Sambódromo do Rio de Janeiro.

Essa manifestação espontânea de amor ao basquete e ao Hip Hop, se consolidou enquanto movimento tipicamente urbano e se tornou um elo na relação entre o esporte, a cultura Hip Hop e o movimento social, dando assim, o sentido definitivo ao Basquete de Rua e do qual ele passava a ser uma vertente fundamental.

Uma manifestação esportiva com compromisso cultural e social que vem proporcionando aos jovens amantes da cultura urbana, a relação que transforma esse comportamento em um pólo de comunicação entre os jovens das periferias brasileiras.

Muito conhecido como “basquete-arte”, marcado por jogadas geniais, divertidas e pelas diferenciadas dinâmicas de jogo, o Basquete de Rua não se prende às regras convencionais, cria suas próprias. Dentro das linhas que definem uma quadra de Basquete de Rua, a liberdade de criar novas regras é o que mais conta.

Deste modo, a CUFA se orgulha de propiciar à sociedade os maiores espaços ALTERNATIVOS de interação entre aqueles que são apaixonados por esta modalidade de artes integradas e esporte de participação.

PROGRAMAÇÃO LIIBRA

  • 23/05 – Abertura das pré-inscrições
  • 02/06 – Reunião geral com os pré-inscritos
  • 11/06 – Lançamento/Congresso Técnico/Sorteio das Chaves
  • 16/06 – Cerimônia de Abertura dos Jogos e 1° Rodada
  • 18/06 – Finalização da 1° Fase
  • 25/06 – Fases Eliminatórias – Quartas e Semifinais
  • 09/07 – Finais e Show de Encerramento

MATÉRIAS LIIBRA

REGRAS OFICIAIS

O Basquete de Rua é um movimento esportivo-cultural surgido nas ruas de forma espontânea como forma de lazer e entretenimento social. Praticado principalmente por crianças e jovens, a CUFA – Central Única das Favelas, Instituição Social que promove a cultura, educação, saúde, esporte e lazer em favelas em todo o país – organizou o primeiro campeonato de Basquete de Rua em 2001, durante um evento de Hip Hop denominado HUTUZ.

A partir deste instante, o Basquete de Rua e a Cultura Hip Hop se tornaram co-existentes em um novo contexto social, promovendo rápida ascensão da modalidade a nível nacional.
Em 2004 a CUFA cria a LIGA BRASILEIRA DE BASQUETE DE RUA – LIBBRA, evento que reuniria equipes de Basquete de Rua de vários estados brasileiros sob o foco da interação e do desenvolvimento social através da pratica esportiva saudável e do congruente acesso à cultura urbana.

Em 2009, a LIBBRA torna-se uma Instituição, regendo as ações de Basquete de Rua em todo o país. Nos vinte e sete estados brasileiros, acontecem as LIBBRA’S ESTADUAIS e em 2014 LIIBRA – LIGA INTERNACIONAL DE BASQUETE DE RUA, através da abertura da CUFA GLOBAL.

EM GOIÁS

AS PRÉ-INSCRIÇÃO PARA A LIIBRA GO 2022 ESTÃO ABERTAS!

A Central Única das Favelas – CUFA GO, lançou dia 23 de maio as inscrições para o maior campeonato de basquete rua entre jovens de periferia do país, a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA), uma competição que mistura o improviso do esporte com o ritmo da música do hip-hop, 2 elementos importantes da cultura de rua das periferias brasileiras.

A Liga, criada pela CUFA há 16 anos, realiza em todo o país etapas da competição de basquete 3×3 em quadras adaptadas com extensões diminuídas, valorizando o improviso do jogo, a ginga, a finta, os malabarismos e truques com a bola de maneira a estimular a versatilidade e a criatividade, usando algumas alterações nas pontuações tradicionais para incentivar esses artifícios. Pontuar fintas como a caneta e jogadas como as enterradas e diminuir a pontuação do arremesso dentro da linha de 2 pontos, estimulando os arremessos de longa distância, são algumas das alterações de regras tradicionais, que são utilizadas pela LIIBRA.

Essa é apenas a 2º vez que a LIIBRA chega a Goiás e por isso promete movimentar as periferias do Estado ao longo dos meses de junho e julho, a competição será disputada entre os meses de junho e julho desse ano, e terá o apoio da Prefeitura de Goiânia, da Federação Goiânia de Basquete e da TV Anhanguera.

Toda a competição acontecerá em Goiânia e será disputada em praças da capital, junto a diversas outras apresentações que ocorrerão ao longo dos jogos. Para as finais que serão disputadas no dia 09 de julho, será montada uma grande arena em ponto centralizado da cidade para o fácil acesso da participação do público, ocasião em que também ocorrerá shows e apresentações artísticas.

Inscreva-se através do formulário abaixo os(as) atletas de 16 anos em diante, sem limite final de idade, nas modalidades: masculina ou feminina, que sejam moradores de bairros de periferia de suas cidades do Estado de Goiás.

Organização reconhecida a mais de 25 anos, nacional e internacionalmente.

Cufa Goiás a plataforma de potencializar as favelas.

Favela não é carência, favela é potência.