Project Description

Projeto “Aperte o ESC” encerra as atividades de 2020

Chegou ao fim, neste sábado (19), a primeira etapa do projeto “Aperte o Esc”. 50 estudantes de baixa renda de Goiânia participaram das aulas oferecidas aos sábados para ajudar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas acontecem aos sábados no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e serão retomadas em Janeiro, até uma semana antes da prova do Enem.

“Muitos alunos tiveram uma formação básica bem precária, então nosso objetivo era reforçar com eles este conteúdo para que eles cheguem mais seguros na prova”, diz Wanderson Carlos Santos, vice-presidente da ONG. Com a ajuda de vários parceiros da iniciativa privada, a Cufa-GO oferece aos estudantes transporte, alimentação e aulas com professores renomados de cursos preparatórios de Goiânia.

A ação beneficiou estudantes de vários bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia. “A filtragem foi feita pelas nossas lideranças locais, que conhecem melhor a realidade das famílias”, explica Marina Almeida, integrante da diretoria da Cufa GO.

Como surgiu o projeto

Estudar Sempre Compensa! Esta frase, transformada numa sigla, também remete à tecla ESC do computador, que nos permite sair de um sistema. Para os 50 estudantes que participaram dos encontros preparatórios oferecidos pela Central Única das Favelas (Cufa) – GO, ESC também significa sair de uma situação difícil para uma vida com mais oportunidades.

A iniciativa surgiu diante do cenário da pandemia, com aulas suspensas durante tanto tempo e a proximidade da data da prova do Enem. O objetivo é auxiliar os estudantes na preparação para a prova, e durante os encontros, que acontecem aos sábados, das 8h às 17h, com intervalo para almoço e lanches, os alunos podem tirar dúvidas e receber orientações sobre profissões e empreendedorismo.